sábado, 19 de febrero de 2011

Mociones de Solidaridad de la UNE de Brasil

Moção em Solidariedade as Revoluções Democráticas no Egito e na Tunísia
A União Nacional dos Estudantes, entidade máxima representativa dos estudantes universitários brasileiros, entidade forjada nas batalhas contra o nazi-facismo e inspirada nos mais profundos sentimentos internacionalistas, durante a sua reunião de diretoria plena, realizada na cidade de São Paulo, vem manifestar profundo entusiasmo com as revoluções democráticas que estão ocorrendo no norte da África e no mundo árabe, protagonizados por Tunísia e Egito.
Assim como a América Latina, o mundo árabe é uma região que historicamente sofreu fortes ingerências do imperialismo norte americano, que ao total mantém mais de 800 bases militares espalhadas pelo mundo. Os povos destes países se levantam para construir uma sociedade justa e democrática. A queda do ditador tunisiano Zine El Abidine Bem Ali e do ditador egípcio Hosni Mubarak, representa uma virada geopolítica na região, que é estratégica pelo seu posicionamento e riquezas naturais.
Saudamos a heroica luta destes povos, que de maneira autônoma e soberana devem decidir os rumos de seus países. Condenaremos todo e qualquer tipo de tentativa de ingerência, estadunidenses e de seu aliado mais fiel o estado de Israel, em tentar conter o processo revolucionário, impondo sucessores submissos a suas orientações políticas.
Defendemos a auto determinação dos povos. Todos os bilhões de dólares em riquezas, que foram saqueadas destas nações e de seu povo, devem ser devolvidos. Todos os envolvidos em crimes e violações dos diretos humanos devem ser julgados.
Toda solidariedade ao povo e a revolução no Egito e na Tunísia!
Moção em solidariedade a Federação Universitária Pro - Independência de Porto Rico, aos estudantes e ao povo porto-riquenho
O caribe é a região do mundo com mais territórios, por serem descolonizados. Uma dessas neo-colônias é Porto Rico, que na condição de estado associado aos Estados Unidos da América, têm sua soberania violada e não possui direitos de uma nação. O povo boricua, sofre abusos e atropelos da política norte americana. Porto Rico é, por exemplo, um depósito de lixo tóxico e nuclear gerado nos EUA. O país também foi um dos mais afetados pela crise mundial do capitalismo.
Os estudantes da Universidade de Porto Rico (UPR) mantêm, desde o final do ano passado, uma resistência homérica contra a proposta de reforma universitária do governo de Luis Fortuño que, dentre outras coisas, aumenta o valor das mensalidades para 800 dólares. Foram várias paralizações, que culminaram com a ocupação da universidade pelas forças policiais, que visam conter os protestos dos estudantes, dos sindicalistas da Associação Porto-riquenha de Professores Universitários (APPU) e do Sindicato de Empregados Não Docentes (SEND). Do confronto realizado no dia 8 de fevereiro, no campus de Rio Pedras em San Juan, resultaram presos 28 estudantes e outras dezenas de pessoas ficaram feridas.
A União Nacional dos Estudantes em sua reunião de diretoria plena realizada na cidade de São Paulo se solidariza a Federação Universitária Pro Independência de Porto Rico, aos estudantes e ao povo geral daquele país, contra a reforma universitária privatizante proposta pelo governo. Defendemos a educação pública, gratuita, de qualidade e com extremas vinculações com as demandas sociais de seu povo. A invasão da UPR pelas forças policiais agride um dos princípios fundamentais da Universidade Latino Americana que é a autonomia, ação digna das piores ditaduras militares vividas nos nossos países. Acreditamos também que a cobrança abusiva de mensalidades nas universidades públicas, não populariza o exercício do ensino superior.
Porto Rico foi protagonista na luta pelas primeiras independências coloniais na América Latina, que já completam 200 anos. Também pariu um dos principais heróis da luta anti-imperialista latino americana Jose Rafael Varona, ex Secretario Executivo da Organização Continental Latino Americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE), assassinado pelo exército dos EUA durante visita ao Vietnam.
Em defesa da Universidade Pública e dos Direitos Estudantis, Viva Porto Rico Livre!
Moção em Solidariedade ao Presidente da Federação dos Estudantes Universitários do Equador (FEUE) Marcelo Rivera
A União Nacional de Estudantes (UNE), através da sua reunião de diretoria, vem por meio de esta solidarizar-se com os estudantes universitários equatorianos e com o presidente nacional da Federação dos Estudantes Universitários do Equador (FEUE) Marcelo Rivera, que está preso a 11 meses acusado de terrorismo, por participar em uma ocupação na reitoria da Universidade Central do Equador. Marcelo recentemente foi condenado a 3 anos de prisão e a pagar uma multa de quase 300 mil dólares.
A ocupação ocorreu no período de discussão da Reforma Universitária, onde os estudantes lutavam pela manutenção da gratuidade irrestrita, o fortalecimento do co-governo estudantil e da autonomia universitária.
A UNE condena a detenção de uma liderança estudantil, por lutar em defesa de seus companheiros e representados, a luta dos estudantes equatorianos também é a luta de todos os estudantes brasileiros. Nosso país nos últimos 3 anos fomos protagonistas uma onda de várias ocupações de reitorias e de universidades, onde nenhum estudante foi detido. Nossa luta aqui é para romper as algemas conservadoras incrustadas na universidade brasileira, que muitas vezes impede o crescimento e a popularização da universidade brasileira.
A FEUE é entidade irmã da UNE, ambas co-fundadoras da entidade que nos nucleia a nível continental a OCLAE, e ambas tem larga trajetória em defesa da educação e do povo equatoriano e brasileiro. Pedimos a liberdade imediata do companheiro Marcelo Rivera, bem como a anulação da injusta multa de quase 300 mil dólares.

No hay comentarios: